Quem Faz

   
 Nosso objetivo é promover o conhecimento e um convívio social inclusivo, em que todas as pessoas possam ter acesso à cultura, às artes, à educação e ao lazer de modo divertido, natural e funcional.
     

Desenvolvemos projetos de adaptações de obras de arte, exposições, livros e materiais educativos para pessoas com deficiência.

Temos a proposta de, juntamente com sua equipe, pensarmos em projetos de acessibilidade para as exposições e atividades culturais de sua instituição, podendo abranger também a criação de oficinas artísticas inclusivas.

Nossa equipe é formada por especialistas em deficiência visual, intelectual, física e auditiva, intérprete de LIBRAS, produtores de audioguia, audiobooks, videolibras, plantas táteis e maquetes que podem representar tanto construções arquitetônica quanto esculturas ou outros objetos expostos. Oferecemos também palestras e curso de formação para que atendam todas as pessoas de forma adequada e produtiva.

Os projetos são personalizados e podem variar de acordo com o interesse local, acervo expositivo e disponibilidade financeira da instituição para investimento neste setor.

Marina Baffini de Castro
(Fundadora)

Marina Baffini de Castro é artista plástica, arte educadora, pedagoga, pós-graduada em arte terapia e especialista em acessibilidade cultural, realiza projetos em museus, instituições culturais e educacionais.

Atuou por dezessete anos na área da educação, formal, informal e inclusiva, tanto na rede pública quanto na particular. Hoje leciona em cursos de pós-graduação nas áreas de arte, educação e arte terapia. 

No 6º Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio apresentou comunicação oral e publicou artigos no 5º Congrés Internacional Educació e Accessibilitat a Museus i Patrimoni, em Barcelona, na Rede de Educadores de Museus de SP, entre outros.

Participa do GEPAM - Grupo de Estudos e Pesquisas de Acessibilidade em Museus - da USP e desenvolve estudo sobre tradução intersemiótica de imagens bidimensionais para estética tátil.

Seu trabalho de acessibilidade cultural teve início em 2011, no teatro Dias Gomes, com o grupo Oficina dos Menestréis, onde os musicais são criados pelo cantor e compositor Oswaldo Montenegro e dirigidos por seu irmão, Deto Montenegro.

Participou também da Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, onde fez o lançamento de material educativo de história da arte adaptado para pessoas com deficiência visual, que contém obras em diferentes texturas e quebra-cabeça das mesmas.

Equipe

Contamos com uma equipe multidisciplinar, devidamente capacitada, que desenvolve projetos e atendimentos personalizados para deferir as necessidades de inclusão social das pessoas com deficiências.

Especialistas em acessibilidade cultural e inclusão

Especialistas em deficiência intelectual, visual, física, auditiva, transtornos de desenvolvimento e psicopatologias

Neuropsicopedagogo
 
Fisioterapeuta
 
Psicólogo
 
Pedagogo

Artista Plástico
 
Audiodescritor
 
Decorador

Intérprete de LIBRAS

new_icons

Arte Terapeuta
 
Supervisor de adaptações táteis, profissional na área de arte, educação e cultura, com deficiência visual congênita
 
Especialista em educação especial e inclusão escolar

Share by: