(11) 2507 9060 

(11) 98632 5228

marinabaffini@hotmail.com

Rua Ulisses Cruz, 579

Tatuapé - SP - Brasil

Serviços

Desenvolvemos projetos de acessibilidade, com adaptações de obras de arte, exposições e materiais educativos para pessoas com deficiência.


Temos a proposta de, juntamente com sua equipe, pensarmos em projetos de acessibilidade para as exposições e atividades culturais de sua instituição, podendo abranger também a criação de oficinas artísticas inclusivas.

Adaptações táteis de obras bidimensionais

As adaptações de obras de arte bidimensionais promovem uma rica experiência tátil e artística às pessoas com deficiência visual.


As peças possuem diferentes relevos e texturas, valorizando a percepção tátil. O que nos impressiona pelas cores e formas, a eles se dá por meio da materialidade. 


As cores são trabalhadas em contraste, para atender quem possui baixa visão. 


Criamos uma analogia entre os objetos representados e suas texturas, estabelecendo relações e conexões com o mundo real. Para uma flor, o revestimento será macio, uma pedra, áspero, por exemplo.

 

O original e sua tradução são diferentes como linguagem, mas suas informações estéticas possuem uma relação de isomorfia.

Adaptações táteis de detalhes arquitetônicos

Essas adaptações podem ressaltar fachadas, vitrais, mosaicos, detalhes de entalhes e esculturas, frisos, tipos diferentes de paredes, tetos entre outros destaques arquitetônicos importantes.

Adaptações táteis de obras tridimensionais

As adaptações de obras de arte tridimensionais visam promover a apreciação estética e o conhecimento da escultura por meio do toque das pessoas com deficiência visual.


A peça tátil tridimensional pode ser elaborada por modelagem, impressão 3D, fundição, ou o que for mais adequado de acordo com a proposta da obra original, mantendo suas relações de isomorfia.


As peças referentes a rituais indígenas foram elaboradas em conjunto com povos indígenas do Xingu, respeitando assim sua tradição e cultura.

Dioramas

Diorama é um modo de apresentação artística tridimensional e realista, de cenas da vida real para exposição com finalidade de apreciação tátil.

Escrita em pictogramas

É um material desenvolvido para promover uma rica experiência e uma comunicação funcional com pessoas que possuem déficit cognitivo, autistas, crianças, estrangeiros e pessoas não letradas. Os textos são escritos em linguagem simples e ilustrados com pictogramas que traduzem as palavras em imagens. As figuras são criadas de acordo com o contexto narrativo.



O material é composto por pranchas de comunicação, jogos e propostas de associações que visam estimular a apreensão dos conteúdos.

Figurinos e vestimentas

Representação de vestimentas utilizadas em figurinos de espetáculos teatrais e/ou típicas de culturas e religiões. A confecção valoriza os detalhes, trabalhando com variações de texturas, bordados, miçangas e o que mais fizer referência à peça original.

Mapa tátil

Auxilia as pessoas a se localizarem num determinado lugar. Pode ser utilizado em área interna ou externa.



Oferece a localização dos principais pontos de interesse de um ambiente e outras informações que possam ser relevantes.

Maquetes táteis

São representações tridimensionais, realistas, em escala reduzida, de uma estrutura arquitetônica e seu entorno.


Têm como objetivo proporcionar conhecimento, uma apreciação estética rica  e favorecer a mobilidade das pessoas com deficiência visual, promovendo referência espacial, paisagística e arquitetônica.


É um material atrativo para todos os visitantes, pois chama a atenção pelo realismo, delicadeza e qualidade lúdica.

Material lúdico educativo

São materiais que promovem acessibilidade de uma forma divertida e criativa.


Brincar desperta memórias afetivas, promove equilíbrio intelectual, favorece as funções cognitivas e a imaginação


Os jogos são adaptados para que qualquer pessoa possa ter uma participação igualitária na brincadeira.

Objetos táteis

São peças iguais ou similares às obras do acervo, adquiridas para serem disponibilizadas ao toque de pessoas com deficiência visual.

Peças com volume

As obras criadas com volumes são confeccionadas para proporcionar uma percepção tátil coerente ao que corresponde à obra original, quando esta é feita na mesma técnica.

Piso tátil

Promove autonomia à pessoa com deficiência visual, pois a direciona por um trajeto seguro pelo espaço expositivo.

Textos em Braille

Podem estar presentes no espaço expositivo, de forma integrada à exposição, ou ser elaborado como material de apoio em cadernos, por exemplo. Os materiais utilizados podem ser acrílico, PS, papel, entre outras opções que melhor se adequem ao projeto.

Share by: